Eventos de bebidas não alcoólicas atraíram mais de 1.330 visitantes, em São Paulo

Nos últimos dias 30 e 31 de outubro, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, foi palco da SOFTDRINKS TECH 2023 – 2º Salão de Tecnologia e Bebidas não Alcoólicas e da CONAKOM 2023 – 2ª Conferência Nacional de Produtores de Kombutcha, eventos estes realizados simultaneamente e que reuniram  mais de 1300 visitantes de 16 Estados.

“Ao todo, foram 32 horas de palestras com 30 palestrantes e 36 expositores que puderam demonstrar desde diferentes combinações de chás a bebidas gaseificadas não alcoólicas, seus métodos tecnológicos de produção e envase”, comemora Lucia Abdala, diretora da Trioxp Feiras e Eventos, idelizadora e organizadora dos eventos.

O encontro contou com as presenças de importantes profissionais e pesquisadores renomados do mercado e da indústria de bebidas, expositores de tecnologia, ingredientes, embalagens e produtores de chás, sucos, refrigerantes, energéticos, entre outros.

Além da exposição, o evento ofereceu 3 atividades:  2º Workshop da Indústria de Bebidas não Alcólicas, 2ª Oficinas de Drinks não Alcóolicos e a 2ª Conferência Nacional de Produtores de Kombucha.

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da AFREBRAS – Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil, Fernando Rodrigues de Bairros, que falou sobre  “O potencial do mercado de bebidas não alcoólicas” e com Rodrigo de Mattos – Analista de Bebidas & Tabaco da Euromonitor International que complementou o tema com “O futuro das bebidas, saúde e geração z”.

Fernando Rodrigues de Bairros – presidente da AFREBRAS

Em sua fala, Fernando de Bairros ressaltou as dificuldades em se criar visibilidade de produto, por conta da falta de oportunidade para a abertura de novos mercados e pela competitividade e monopólio que gira em torno do setor de refrigerantes e bebidas não alcoólicas. Em uma economia onde o consumidor busca por preços, os produtos regionais, que não possuem subsídio governamental, acabam por sofrer com maiores tributações e, dessa forma, deixam de ser atrativos em grande escala.

Menos adição de açúcar

Fernando de Bairros destacou a importância do evento para o debate nacional sobre o espaço para lançamentos de novos produtos, discussões de pendências e ações regulatórias. “Um encontro como este se torna importante para que nós, os pequenos fabricantes possamos estar inseridos no setor de bebidas não alcoólicas”.

No que se refere à Nutrição, questionado acerca da preocupação com a redução de níveis de açúcares, deixa claro que existe uma nova tendência de consumidor que vai buscar produtos mais saudáveis “notamos um aumento de consumo da água com gás e também a procura de refrigerantes zero açúcar. São duas tendências de mercado que a gente tem que acompanhar. Se o consumidor está buscando isso aí, nós temos que atender”, disse Fernando de Bairros.

Seguindo a linha nutricional, o Analista de Bebidas & Tabaco da Euromonitor International, Rodrigo de Mattos com o tema: “O futuro das bebidas, saúde e geração z”, trouxe números positivos de um mercado pujante, o dos Softdrinks para o consumidor da Geração Z, cuja tendência aos produtos naturais têm feito crescer a procura por  energéticos como acompanhamento para encontros e festas,  em detrimento à procura por bebidas alcoólicas, o que tem promovido crescimento no consumo no público jovem. 

Sustentabilidade

Na sequência de palestras apresentadas, o tema SUSTENTABILIDADE ganhou destaque, desenvolvido por Guilherme Canielo, da ABRALATAS e Isabella Salibe, da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem. O tema da palestra apresentada por Guilherme e Isabella foi “Embalagens e sustentabilidade”, e o visitante teve a oportunidade de conhecer dados acerca do aumento expressivo do uso consciente de embalagens na produção de bebidas não alcoólicas, tendência já adotada em outras indústrias como a de produtos de limpeza e higiene e cosméticos.

Segundo eles, constatou-se que, ao mesmo tempo em que se aumenta o consumo de produtos não alcoólicos, aumenta-se também a produção de resíduos, com vista ao mercado de reciclagem, a produção de Softdrinks tem optado por embalagens que possam ser 100% recicláveis.

Segundo Guilherme Canielo, “o Brasil é campeão mundial de reciclagem de alumínio”. Tendo isso em vista, startups têm criado novos meios de consumo e trazido novo olhar sobre a forma de armazenamento de produtos.

Ainda segundo Guilherme, a latinha é a embalagem mais sustentável do planeta, sua reciclagem é de 100% e os catadores têm sido profissionais essenciais nesse campo – pouco mais de 800 mil famílias estão nessa atividade gerando em média 20 bilhões em renda. “Repensar a cadeia de consumo, reuso como principal ferramenta para sustentabilidade”.

Tecnologia

No quesito tecnologia aplicada na produção de embalagens e método de envase , um dos destaques foi  a MCPack equipamentos que levou para a SOFTDRINKS TECH 2023, entre outras inovações, o DOSADOR DE NITROGÊNIO LÍQUIDO.

Segundo Rafael Batissaldo – Executivo de vendas, dos equipamentos inovadores que a MCPack trouxe para a edição da SOFTDRINKS TECH deste ano, o dosador promove a aplicação de nitrogênio na fase líquida dentro das garrafas antes do tamponamento a partir de um processo automatizado dentro de uma linha de produção de fábrica. O efeito de expansão do nitrogênio faz com que expulse o oxigênio que está na embalagem, o que promove uma maior conservação dos produtos que sejam sensíveis ao oxigênio, além de promover uma maior resistência mecânica, tornando a garrafa mais firme, facilitando o transporte, a rotulagem, o empacotamento e a paletização.

Kombuchas

Integrado à SOFTDRINKS TECH, ocorreu a CONAKOM – 2ª Conferência Nacional de Produtores de Kombuchas.

Em uma das palestras sobre Kombucha, o pesquisador e professor José Guilherme Martin – FERMICRO/UFV abordou o tema “O micromundo das Kombuchas brasileiras: da pesquisa à inovação”.

Em sua participação, o professor explanou sobre as pesquisas realizadas acerca das comunidades de microorganismos que impactam na qualidade das Kombuchas produzidas em regiões brasileiras em relação às produzidas fora do Brasil.

Ele explicou que o clima brasileiro, além de outros fatores ainda sendo analisados em pesquisas científicas, interfere significativamente na qualidade e sabor das kombuchas produzidas aqui, “uma das coisas que impactam na qualidade da Kombucha é justamente essa comunidade de micro-organismos. Países que têm comunidades diferentes, vão resultar em Kombuchas diferentes. Já existem estudos em outros países que determinam o que têm de bactéria, de leveduras nessas kombuchas lá de fora. Nós estamos com projetos para traçar os comparativos de resultados com pesquisas já realizadas em outros países para entender como essa diversidade de micro-organismos impacta na qualidade da bebida de forma científica”.

O evento também contou com Oficinas de drinks preparados na hora para degustação dos participantes e disponibilização de receitas. Durante as oficinas, organizadas pelo  Prof. Celso dos Santos Silva – Diretor da Fhoresp e Aregala Brasil, o visitante pode conhecer e experimentar as diferentes combinações não alcoólicas de drinks ofertados por bartenders renomados do setor, entre eles, o Chef Jair Abril, que é considerado o mais importante da Colômbia, dono do Restaurante Macondo – Raízes Colombianas, que atende aos principais hotéis de referência internacional, e o Atual Campeão Brasileiro de Coquetelaria 2023, ex-presidente e fundador da ABB em Litoral Norte de São Paulo, Roberto David Lopes. Com seus coquetéis que combinam sabores picantes, David Lopes foi selecionado para representar oficialmente o Brasil no Campeonato Mundial de Roma que acontecerá em novembro e dezembro de 2023.

A próxima edição da SOFTDRINKS TECH será nos dias 21  e 22 de agosto de 2024 e quem quiser mais informações poderá entrar em contato pelo whatsapp 11 99225 7805.